Ilhas - Arquipélago dos Açores

 

Verdadeiras descendentes de Vulcano, o deus do fogo, as ilhas dos Açores são de uma beleza divina.

 

Formosas, as ilhas são bordadas de ondas de uma brancura celeste, perfumadas por flores de mil cores e aromas requintados, ornamentadas por lagoas de um azul safira e de um verde-esmeralda e de lágrimas de uma tristeza lendária de um amor impossível entre uma princesa de olhos azuis e de um pastor de olhos verdes que para sempre se uniram num enlace eterno e vestidas por mantos verdes que cobrem os vales de formas encantadoras que servem de pasto e repouso a animais selvagens e domésticos, em especial bovinos que, protegidos e guiados por pastores caninos experientes e doces, Barbados da Terceira e Fila de São Miguel, dão um leite de paladar peculiar e queijos rebuscados no seu sabor picante.

 

 

 

Mas, o Queijo da Ilha é simplesmente uma das iguarias que os Açores oferecem. Pois, a gastronomia açoriana revela outros segredos considerados Património da Humanidade e entre eles, o polvo guisado, o arroz de lapas, o caldo de peixe, os chicharros de Agraço na sertã com molho verde, a alcatra, o cozido da Lagoa das Furnas confecionado nas entranhas da terra com o calor das suas águas vulcânicas, o bolo de sertã, o inhame cozido e a massa sovada, doce regional e elemento fundamental faz festas do Divino Espirito Santo, oferecido após a devida bênção, pelos “imperadores” e são distribuídos entre os fiéis juntamente com carnes e vinho. De facto, as festas do Espirito Santo adquiriram uma relevância significativa na vivência da fé dos açorianos, expressa nos “Impérios”, pequenos templos onde prestam o devido culto ao Santíssimo.

 

 

O povo Açoriano é, assim, um povo devoto e etnograficamente rico que honra a Deus e aos seus santos padroeiros como o São Firmino a quem dedicam uma festa que liga ao religioso ao profano, as celebrações religiosas e a largada de touros. Pois, é com devoção emotiva que o povo açoriano manifesta o seu louvor ao Criador que entregou ao seu cuidado e proteção maravilhas incontáveis para toda a eternidade.

 

 

As principais localidades dos Açores são as seguintes: 


      

Vila do Corvo
Santa Cruz das Flores
Lajes das Flores
Santa Cruz da Graciosa
Vila do Topo
Velas
Angra do Heroísmo
Calheta
Vila do Topo

Horta
Cais do Pico
Lajes do Pico
Ponta Delgada

Ilhéus das Formigas
Vila do Porto





 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

News Letter

Inscreva-se na nossa lista de news letters.

Receba regularmente notícias nossas, Promoções, Destaques, Programas, etc...

 

Turismo Sénior

O Turismo sénior tem como objetivo promover em plenitude as características pessoais,  potenciando a realização pessoal.

Turismo de negócios

O Turismo de negócios, para o efeito essencialmente de reuniões nacionais e internacionais associativas, como objetivo promover a celebração de negócios.

Saber mais...

Turismo de Natureza, Desporto e Aventura

O Turismo de Natureza, Ecoturismo, e o turismo de desporto e aventura têm objetivos comuns e complementares.

Saber mais...

Turismo de Saúde, Beleza e Bem-estar

Para responder ao adágio romano “Mens Sana in Corpore Sano”,  o turismo de saúde e bem-estar propõe uma oferta muito variada.

Saber mais...

Turismo Histórico, Cultural e Religioso

A História de Portugal é uma História de Milénios que testemunha da evolução de um povo rico em Tradições, Cultura e Religiosidade.

Saber mais...

Copyright © 2013 Rotas de Portugal  |  Política de Uso  |  Em desenvolvimento por M@is3