Estremadura

 

A Estremadura é uma princesa adornada de verdes e azúis e bordada pelas ondas do Atlântico que a embala num enlace eterno. Região de terras férteis, a Estremadura é rica em produtos agrícolas de todas as espécies.

 

De facto, desde cedo, os estramadurienses, se dedicaram às várias atividades agrícolas que ainda hoje mantêm, essencialmente para abastecerem o Mercado da Ribeira, na capital, e outros mercados da região e mesmo do país. Entre essas atividades agrícolas, conta-se também a produção de bovinos, ovinos e caprinos, mas também suínos.

 

 

A produção de bovinos destina-se não só a produção de um leite de grande qualidade e de derivados como queijos, frescos ou curados, de um sabor raro, mas também à criação de gado destinado às touradas que são muito apreciadas nesta zona do país.

 

Todas estas riquezas da terra são levadas à mesa com o pão saloio, produzido por mãos sábias com o trigo aí produzido segundo a tradição secular e com o vinho que aqui é “maduro” de néctares insondáveis, que são servidos em acompanhamento a verdadeiras maravilhas gastronómicas que mereceram a distinção de Património Mundial, como o “leitão de Negrais”, o chouriço assado em aguardente, as caldeiradas, em especial a caldeirada de sardinha, os bolinhos de bacalhau e tantas outras iguarias que oferecem sensações únicas realçadas por doces verdadeiramente saborosos como as “Queijadas de Sintra” ou os “Pastéis de Belém”.

O povo da Estremadura é um povo muito díspar em culturas e tradições, do litoral à serra,

paisagens, usos e costumes variam consoante à atividade dominante, isto é a pesca ou a agricultura e caça.

 

Mas, quer uma quer outra atividade foram desenvolvidas ao longo dos séculos, moldando a vida sempre com uma ligação ao transcendente e desde os tempos imemoriais até aos dias de hoje. Daí o património religioso ser de uma riqueza invulgar.

Mas, o património histórico também é de grande relevo, sobretudo na capital, Lisboa, a cidade que namora com o Tejo e revela todos os seus encantos a quem a visita como um padrão dos descobrimentos de um Portugal ainda por conhecer, mas auspicioso das riquezas que a sua descoberta trará.

 

 

 

Distrito de Leiria:              
 

Alcobaça
Bombarral
Caldas da Rainha
Marinha Grande
Nazaré
Óbidos
Peniche
Porto de Mós
Amadora

Odivelas

 

 

 

 

 

Distrito de Lisboa:       

Alenquer
Arruda dos Vinhos
Cadaval
Cascais
Lisboa
Loures
Lourinhã
Mafra
Oeiras
Sintra
Sobral de Monte Agraço
Torres Vedras.

 

 

 

Distrito de Setúbal:       

Alcochete
Almada
Barreiro
Moita

Alcochete
Almada
Barreiro
Moita
• Montijo

• Palmela

• Seixal

• Sesimbra

• Setúbal

 

 


     


 
Caso pretenda visitar esta Região do País, conheça as nossas sugestões:
 
     

News Letter

Inscreva-se na nossa lista de news letters.

Receba regularmente notícias nossas, Promoções, Destaques, Programas, etc...

 

Turismo Sénior

O Turismo sénior tem como objetivo promover em plenitude as características pessoais,  potenciando a realização pessoal.

Turismo de negócios

O Turismo de negócios, para o efeito essencialmente de reuniões nacionais e internacionais associativas, como objetivo promover a celebração de negócios.

Saber mais...

Turismo de Natureza, Desporto e Aventura

O Turismo de Natureza, Ecoturismo, e o turismo de desporto e aventura têm objetivos comuns e complementares.

Saber mais...

Turismo de Saúde, Beleza e Bem-estar

Para responder ao adágio romano “Mens Sana in Corpore Sano”,  o turismo de saúde e bem-estar propõe uma oferta muito variada.

Saber mais...

Turismo Histórico, Cultural e Religioso

A História de Portugal é uma História de Milénios que testemunha da evolução de um povo rico em Tradições, Cultura e Religiosidade.

Saber mais...

Copyright © 2013 Rotas de Portugal  |  Política de Uso  |  Em desenvolvimento por M@is3